sexta-feira, 28 de setembro de 2012

As vantagens de participar

       Participar, segundo o dicionário, significa  "v.t. Fazer saber, comunicar, anunciar.
Tomar parte em. Associar-se pelo sentimento, pelo pensamento; solidarizar-se com. " Mas e na prática, você participa ?

       Ontem eu li um livro que, simplesmente, mudou toda a minha forma de ver a vida.  Em algumas horas, uma palavra comum passou a definir como eu gostaria que fosse a minha história : participativa.
Eu não sou mais criança,  eu não posso mais colocar a culpa nos outros e a creditar que sou a encarnação de um conto de fadas. é preciso encarar a verdade. Eu não tenho poucos amigos porque é todo mundo medíocre; o histórico de namorados não é quase inexistente porque o destino me reserva um príncipe encantado. Eu não me sinto sozinha, talvez eu tenha apenas me tornado sozinha. Eu não participei.


        Para resumir as coisas, o fato  é que eu deixei a vida passar, pensando todos os dias " Quando eu mudar de cidade vai ser tudo diferente ..."; "Quando eu tiver 18 ...."; " Quando eu sair da escola". Bom, eu já tenho 18, já sai da escola e não fiz nem metade das coisas que eu imaginava que deveria fazer.  As listas de desejo para o ano novo nunca se completaram.

         Eu fugi de muita coisa e de muita gente. Corri dos meus medos ao invéz de enfrentá-los. Imaginei como seria tudo e deixei de viver como e queria. Eu me afastei da vida.
Descobrir tudo isso me assustou, não que eu me considerasse forte. Mas eu achava que já tinha superado tudo isso. EU fui engolida pelos receios do meu passado.
 
          Mas isso vai mudar, já está mudando. E vai começar hoje, continuar pelo amanhã e se tornar um dos motivos para continuar . Porque a verdade é como Charlie disse "Então, acho que somos quem somos por um monte de motivos. Mas mesmo que não possamos escolher de onde viemos, pode mos escolher para onde iremos. E ficarmos bem com nossa decisão. "

          Daqui pra frente eu quero me sentir bem com essa decisão.

ps: O livro é "As vantagens de ser invisível" Charlie é o personagem principal.



8 comentários:

  1. Eu adorei seu texto, escreve mais :DDD

    Carla

    ResponderExcluir
  2. Mands

    Adorei a ideia e o post, de vdd espero q vc continue com esse blog e se divirta mtooo com ele.

    Vou estar sempre lendo e comentando

    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto! Achei lindo.
    Você escreve bem, mulher. Continue assim.

    ResponderExcluir
  4. Você escreve de uma maneira mais real, pé no chão, mais racional, porém, sem perder o encanto. Adorei! Sempre que puder, darei uma passadinha aqui pra conferir os novos textos.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza vai pro Blog, Amanda! Fofo demais!

    ResponderExcluir
  6. Deixa ele sempre atualizadinho, que eu já virei fã!!! Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Nunca te disse, mas amo seus textos. rs Você escreve tão bem... rs (invejinha =p)

    Bj, Doms

    ResponderExcluir