quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Sobre as pessoas de 2012




A primeira coisa que me vem a mente : Rebelde. Meu Deus, a gente se afogou na primeira temporada, ah, seus dvd's estão até hoje comigo, já vi e revi pelo menos umas tres vezes. Fazer o que né, é parte da nossa história, aliás, é um dos meios que eu arranjei pra me fazer ter certeza de quem você realmente é. Eu quero dizer, quem é que fala assim pro mundo que gostou e gosta de Rebelde ( o Mexicano). Quando você me disse isso eu pensei " essa ai é de verdade". Você mudou, de todas as formas, mas deixou um espacinho pra mim nesse seu novo mundo. A gente se sente tão bem quando isso acontece. E isso quase nunca acontece.

Aí vieram as pessoas que falavam aquelas línguas estranhas ( japonês, chines, holandes, frances, ...) e eu ficava sentada naquela grama pensando que tinham tantas barreiras até que fosse possível que conversassemos e nos dessemos bem. Eu fui toda tímida perguntar se podíamos almoçar as quatro juntas no dia seguinte e não é que aceitaram. Caíram todas as barreiras da língua, aliás esta se mostrou apenas um nosso aprendizado. Como é mesmo que me ensinaram ? " Austublifti?" nem me lembre, que sufoco. Foi um sufoco, durante um tempo, até aparecerem todas aquelas pessoas tão diferentes vindas de lugares tão distantes.  Precisei andar com um mapa mundi no bolso. Descobri onde fica a Lituânia e que os japoneses nem são assim tão sérios quanto dizem por aí. Aquele choque de culturas me fez crescer tanto. Cada dia era um esforço maior para tentar entender o que significava aquele levantar de sobrancelhas, virar dos olhos e os sorrisos. Como eu ia saber que não é só a língua que muda quando se está em um país diferente ? Esse lugar me reservou um prato cheio de pessoas, cada uma com uma forma direta ou indireta de me ensinar alguma coisa pro resto da vida.

Eu achava que já tinha conhecido gente pra vida inteira até voltar a estudar. Quem diria que fazer cursinho seria tão legal ? Tanta gente parecida comigo. Mas quantas histórias diferentes. Gente determinada a mudar, gente esforçada, gente que luta todos os dias para vencer na vida. Gente com quem eu aprendi que a vida não é fácil, foi ai que eu caí na real. São as pessoas que se tornaram personaens dos meus contos, ninguém melhor que eles pra mostrar a veracidade do nosso mundo.

E eu que descobri que a minha família era mais parecida comigo do que eu imaginava ? Quando a gente fazia aquelas reuniões no sítio e eu tinha uns 10 anos, ficava escutando as conversas dos mais velhos e pensava " ooh bando de chatos", é claro que faculdade, trabalho, filhos, namoro, casamentos, nada disso me interessava. Eu só virava pro lado e voltada a afundar minhas basbies no barro. Mas a coisa mudou totalmente de rumo esse ano.  Todas aquelas pessoas  que eu via uma vez por ano, se tornaram parte dos meus dias, foram ganhando minha confiança, eu fui perdendo o medo de compartilhar minhas opniões com elas. E como isso foi bom. Essa mistura  de idades e gostos deu tão certo que aquela velha opinião de que você só se dá bem com gente da sua idade e que gosta das mesmas coisas que você foi pro espaço.

Tá bom, eu vou parar de falar tanto, só tem mais uma coisinha. Eu também conheci gente que já conhecia. Sabe quando a gente convive com alguém mas a pessoa já tá ali o tempo todo mesmo, é como se nos conhecessemos, mas é claro que não. Eu não acredito que um dia cheguei a pensar que a pessoa era feita apenas de "Ois" e "Tchaus". Engraçado como de vez enquando a gente leva um tempo pra conhecer quem estava exatamente ali do lado.

Eu nunca fui popular, e não to reclamando não, estou só constando. Esse ano me mostoru muita gente. Gente que eu nunca mais vou ver, que fazem parte da minha família, futuros parceiros políticos, gente tão diferente de mim, gente que eu amei conhecer. Mas também me afastou de algumas pessoa, me livrou de algumas almas. Ok, ok, na verdade não foi 2012, foi só eu, dando um jeito na minha vida, arrumando algumas paredes quebradas e descobrindo que não depende do dia, do lugar, do momento, a vida só depende de com quem a compartilhamos.

E que em 2013, a sua vida seja repleta de pessoas.

10 comentários:

  1. gostei do texto! Eu também curtia rebelde :)
    E que 2013 seja muito melhor do q 2012!

    Ja conhece o meu blog? poderia dar uma passadinha la e me seguir? estou com uma meta de 2mil seguidores e conto com a sua ajuda!

    Beijos, Feliz natal!
    http://www.paaradateen.com

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto chuchu !
    Também gostava de Rebelde , rs.
    Continue postando !

    Beijinhos,
    Lia ¨
    www.limaoealecrim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. OLÁ ADOREI O BLOG VEM ME CONHECER TAMBÉM http://enfimos18.blogspot.com.br/ SE ME SEGUIR RETRIBUO.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Adorei o texto. Acho bacana fazermos essa retrospectiva e pensamos a respeito do nosso ano... o que foi bom, o que aconteceu, onde erramos, o que queremos fazer, onde iremos melhorar, quem chegou em nossas vidas, quem se afastou... e mais uma infinidade de coisas.

    E que venha 2013...

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Quero com muito carinho agradecer a sua visitinha ao meu blog florzinha!
    Já estou te seguindo e vou voltar mais vezes para ler tudo com carinho!

    Mil beijinhos!
    http://tumbacerrada-azamba.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. As pessoas são mais importantes pra nós mais do que imaginamos! Aliás, como já dizia Tom Jobim: é impossível ser feliz sozinho. Que 2013 seja muito bem vindo e que traga ainda mais pessoas especiais pra sua vida!
    Beijinhos

    hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ah, muita gente que veio, ficou para traz, mas eu vou guardar todos com amor
    Convido a você acompanhar meu blog sempre, e eu estarei sempre aqui rs
    Tenha um bom dia!
    xoxo

    @esteffanifontes - tt
    Aos Dezesseis Anos - aosdezesseisanos.blogspot.com.br
    (BOBOS FORAM AQUELES QUE NÃO ACREDITARAM EM DEUS E DISSERAM QUE O MUNDO IA ACABAR!)

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto!
    "E que em 2013, a sua vida seja repleta de pessoas."

    Beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Tenho certeza de que 2013 será melhor, flor :) É só a gente acreditar!

    www.deliriosdegarota.com

    ResponderExcluir
  10. Oie florzinha!
    Vim te desejar um ótimo natal com muitos presentinhos!

    Mil beijinhos!

    http://tumbacerrada-azamba.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir