domingo, 22 de setembro de 2013

E quanto ao futuro


Dias desses minhas amigas entraram no assunto futuro. "Minha casa vai ser branca com janelas azuis", "Meu vestido de casamento vai ser bordado", "Minha filha vai se chamar Carla".Os olhos delas brilhavam enquanto repassavam umas as outras toda a cronologia que tinham feito sobre suas vidas. Formar com 25, casar com 26 e meio e ter filhos aos 30. E quando eu soltei um sincero " Eu não quero em me casar" todas me lançaram olhares indignados que pareciam até ofendidos quando eu completei dizendo que não pensava exatamente em ter filhos.

Fiquei me sentindo uma sem coração naquele dia e passei o resto da manhã me perguntando se eu não tinha algum tipo de sociopatia que a ciência ainda não descobriu. Mas ai eu cheguei a conclusão de que elas é que não tinham entendido direito. Só porque eu não tenho em mente todos esses planos pro futuro não significa que acho errado os outros terem. É tipo quando eu digo que não gosto de crianças. Não sigifica que eu quero que todas elas morram. Eu só não gosto de crianças perto de mim, só isso.

Acho legal que tenha gente por aí que ainda pensa nessas coisas. Dizem que dá mais segurança viver rodeado de pessoas esperançosas. Mas não adianta. Eu não me vejo fazendo tudo isso. Tudo bem, eu consigo no máximo me ver na faculdade. E porque não ? Então se dedicar à um emprego dos seus sonhos não é uma forma de amor ? Os líderes que dedicaram suas vidas às suas causas não tinham por elas uma forma diferente de afeto?  A vida meio que perde a graça pra mim quando eu penso que tudo se resume a : casar, ter filhos e morrer. Fica vazio, faltando alguma coisa.

MInhas amigas riem e dizem que essas minhas ideias vão durar pouco. Provavelmente você me encontre daqui a dez anos de véu e grinalda entrando em uma Igreja Católia. E tomara mesmo que isso aconteça. Eu só não preciso fazer planos e contabilizar meus anos de vida. Talvez eu me case aos 25 e me separe três vezes, talvez eu tenha trigêmeos, talvz eu jogue tudo pro alto e me mude pro Caribe antes dos 4O. Talvez tudo isso junto, talvez nada disso.

11 comentários:

  1. Acho engraçado isso de planejar o futuro, porque nunca da certo.
    Todo mundo tem metas, sonhos, planos e eles não tendem a ser iguais, isso que faz do mundo um bom lugar, expectativas diferentes para pessoas diferentes. Eu sonho em casar, ser mãe, e a melhor jornalista do mundo, mas entre os três obviamente tem o que eu quero mais e o que eu até abriria mão... Faz parte da vida, não se sinta fora do contexto só porque suas metas são outras.

    http://denovomaisumavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acredito que pra se planejar um futuro desse jeito,primeiro tem que ter um alguém nos planos.E tendo alguém essas projetos vão se desenrolando da forma mais bonita que possa existir!
    Um beijo

    http://psicodoce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ai ai ... acho que todos nós planejamos o futuro, mesmo que seja um futuro MUITO DISTANTE, nós tentamos planeja-lo. INfelizmente, nem sempre é como a gente quer.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  4. Por ser muito sonhadora faço planos o tempo todo, e mudo de ideia na mesma intensidade! O futuro é algo que me assusta, queria poder ter 16 anos para sempre.
    Enfim, adorei o texto! Já falei que amo esse blog? Enfim <3
    Beijos

    featglam.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Apesar de eu ter alguns planos, não acho que se resuma a apenas isso, ainda mais nos dias de hoje, onde quase nada dá certo de primeira (otimismo mil).
    Beijos
    http://mydreamsofasummernight.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Planejar o futuro é criar expectativas, o que seja... Maioria das vezes dá errado.

    Beijos. *-*
    http://papodemeninasaer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu sou do tipo de pessoa que adora sonhar e fazer planos para o futuro, mas tem muitas pessoas como você que não fazem e gostam de viver bem o presente e se surpreender depois.
    Cada um tem um tipo diferente de pensar na vida...
    Beijos.

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. só de o blog chamar "barrados no baile" já me chama atenção, estou acompanhando!

    ResponderExcluir
  9. Amanda, vou dizer duas coisas, primeiro, praticamente 90% do que planejamos não acontece ou acontece de maneira diferente, e para pessoas controladoras como eu, por exemplo, isso é extremamente frustrante.. então hoje tenho que cuidar ao máximo para não ficar tecendo esses planos maravilhosos e não ver o tapete sendo arrancado de mim. Hoje meio que "deixo a vida me levar". Segundo, é perfeitamente plausível uma pessoa não planejar muito, ou então não querer casar ou ter filhos. Onde diz que todo mundo deve casar e perpetuar a espécie? Isso é uma questão cultural social e que aos poucos vem caindo por terra. É muito melhor você desde agora não querer ter filhos do que tê-los contra a vontade e ser uma péssima mãe. Mas você é nova, então também não quer dizer que um dia você não venha mudar de ideia. Só esteja sempre aberta as possibilidades. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  10. O grande problema das pessoas é fazer planos e não fazer nada para realizá-los. De que adianta programar toda a vida se falta ambição pra realizar os sonhos? Talvez seja melhor fazer como você, viver e deixar acontecer...

    http://tudo-oquesou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. tbm nao me imagino casando e mesmo se rolasse quero uma coisa bem simples me contento de ser só no cartório mesmo , já ta ótimo :)

    http://amoresepipoca.blogspot.com/

    ResponderExcluir