quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Engula o choro presidente

Eu confesso que pouco procurei saber sobre a tragédia de Snta Maria, não por descaso, mas por cansaço de gastar meus minutos com mais mortes. Cansei de me sentir mal por esse tipo de coisa, pode me chamar de insensível, mas é verdade. Cansei de ficar paranóica com todas essas tragédias, de sair de casa com medo, de me privar da diversão. Mas agora a pouco, fuçando no facebook, achei um texto realmente dígno sobre essa tragédia. Um texto que não fala sobre lágrimas e sensacionaliza a situação. Esse texto é diferente, porque vai fundo naquilo que deveria estar na boca do povo, no real problema dessa e de todas as tragédias do nosso país. Espero que vocês compreendão e concordem.






Carta de Marcella Martins, Santa Maria - RS, à Presidente Dilma

Engula o choro, presidente. Engula o choro ao falar da tragédia de Santa Maria. Engula o choro ...e todos os problemas desse país que nele estão escancarados. Engula que o medo do segurança de ser demitido neste país é maior do que sua consciência de deixar as pessoas saírem sem pagarem suas contas para não morrerem. Engula a soberba dos donos de empresa desta nação que não estão nada preocupados com pessoas como eu e até mesmo como a senhora porque estão focados demais em lucrar, e preferem fechar as portas como numa câmara de gás a ter prejuízos. Engula a pressão que todos os seus funcionários sentem todos os dias. Engula que para arcar com seus altíssimos impostos, todos eles dão um jeitinho bem brasileiro de se desviar dos regulamentos e leis. Engula que os órgãos responsáveis por evitar que isso aconteça não funcionam. Engula que eles deixaram essa, entre tantas e tantas casas mais, funcionar sem licença. Engula que provavelmente alguém que também ganha pouquíssimo aceitou um suborno para que isso acontecesse. Engula que a senhora deu "é" sorte por ser apenas essa casa entre todos os tantos lugares que deveriam estar fechados, que caiu na boca da mídia. Engula a mídia que vai atacar com todo o sensacionalismo possível em cima das famílias que estão procurando celulares em cima de corpos para reconhecer seus filhos. Engula as operadoras que não funcionam e que provavelmente impediram uma série de vítimas a pedirem socorro. Engula que o socorro que chega para se enfiar em lugares como este, pegando fogo, cheio de corpos de jovens para serem resgatados, recebe um salário vergonhoso, com descontos ainda mais vergonhosos, e ainda assim executam um trabalho triste e digno antes de voltarem para a casa e agradecerem por seus próprios estarem dormindo.

Não, presidente. Não chore ao falar da tragédia. Faça! Faça alguma coisa. E pare de nos dar como exemplos uma série de catástrofes para tomar medidas idiotas que não valerão de nada alguns meses depois. Não se emocione. Acione! Acione a todos os órgãos públicos, faça uma limpa em sua maldita corrupção e devolva à segurança pública, às instituições sérias, aos professores, aos bombeiros, aos enfermeiros, aos seguranças, aos jovens, o mínimo de dignidade. Não faça um discurso. Mude o percurso. Mude tudo porque estamos cansados de ver nossos iguais pegando fogo, morrendo afogados, morrendo nas filas, morrendo no crack, morrendo, morrendo, morrendo, e tendo como última imagem aquela tv aos fundos anunciando o fim de mais uma bilionária obra de estádio de futebol.

Não, presidente. Desculpe, mas na minha frente, a senhora não pode chorar. Não pode chorar sua culpa. Não pode chorar sua inércia. Não pode chorar no Chile mas também não pode chorar em Santa Maria. Porque isso é muito maior do que só um acidente. Isso é muito maior do que só sua comoção. Engula o seu choro, presidente. O seu, o dos jovens que perceberam que não teriam mais o que fazer que não morrer, e em especial, o de seus amigos e familiares, que em um país como esse, não têm outra opção que não chorar. Engula o choro, presidente."

MARCELLA MARTINS.

8 comentários:

  1. Nossa, um verdadeiro soco no estomago!

    fazdecontatxt.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não concordo com o texto, a culpa disso não é de Dilma, ela não pode sair em cada município fiscalizando TUDO isso é com o corpo de bombeiros, o governo não é culpado disso, o culpado disso é o dono da boate que não avisou ao idiota da banda, que soltou ''fogo'' no teto,que o teto tinha sei lá o que... brasileiro amo colocar a culpa no governo, a culpa nem sempre é dele.

    minhaladainha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. É uma forma triste de encarar os fatos mas bastante racional. Sorte a sua que pode apenas 'não querer' saber mais sobre a tragédia. A mim, que moro em Santa Maria, só me restou chorar de medo, chorar pelas mães que perderam seus filhos, pelas namoradas que perderem seus amores, pelos amigos que agora tentam retomar a vida após a despedida de um grande irmão. Após longas noites em claro sem conseguir dormir pensando no ocorrido, entendo perfeitamente a presidente. Quem não choraria ao ver o desespero das mães? Ao ver corpos de jovens com um futuro brilhante pela frente, enfileirados para que os seus familiares os reconhecessem? A Dilma é mulher e acima de tudo, é MÃE. Impossível não se emocionar com tanta tristeza.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Não estava conseguindo entrar no seu blog ontem :( ainda bem que agora ddeu certo *-* A carta da Marcela é bem chocante e entendo o que ela quer dizer, é dificil mesmo lidar com essa tragedia ): Bjbj, Ke.

    http://pedacosdelembrancas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. A carta é bem realista. Triste essa tragédia...
    Beijos, Cyn.
    http://ograndetalvez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Quer ganhar um box da série Diários do Vampiro?

    O Blog Colecionando Livros está sorteando os 4 primeiros.

    Passa lá pra conferir e boa sorte!!

    http://colecionando-livros.blogspot.com.br/2013/01/promocao-sorteio-de-4-livros-serie.html

    bjooos

    ResponderExcluir
  7. Perfeito o texto, triste mas é a realidade >.<

    lovelyblogcarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Perfeito o texto! Compartilho do mesmo pensamento da autora do texto!!!
    Infelizmente esse é o Brasil!

    ^^

    http://achadosdabrunna.com.br/

    ResponderExcluir