segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Vestibular e parentes intrometidos




Os dicionários de Língua Portuguesa estão todos errados. Vestibular não é a prova que serve como seleção de entrada em uma faculdade. Essa definição deveria ser mudada para : Castigo enviado por entidade divina após algum pecado cometido pela humanidade. Por que NADA mais explica tão bem esse sentimento que temos em relação a essa maldita prova.
Eu passei seis meses estudando para dois vestibulares e cheguei a uma conclusão : ele deveria ser banido da educação brasileira. Não só porque faz os concorrentes ficarem loucos, mas também, porque leva milhões de pais ( que nẽo tem nada a ver com a história) a falência. Isso por em seis meses eu :
  • Fiquei amiga das quatro bibliotecárias da cidade
  • Roubei e perdi ( sem querer) duas chaves da biblioteca
  • Arrumei, possivelmente, fama de louca na biblioteca por chegar lá as 8 da manha e ficar brava se as portas ainda não tivessem abertas.
  • Levei meus pais a falência com a impressão das provas para que eu pudesse treinar
  •  Devido as mais de seis horas com os livros, desenvolvi o hábito de falar sozinha ( o  que deixou meus pais preocupados quanto a minha sanidade mental) e o pior falar sozinha SOBRE  o vestibular.
  • Meu senso de moda se baseava em tênis. camiseta e calça jeans, e eu só notava que já tinha usado muita aquela calça lá pela segunda semana ( haha).
  •  Experimentei todos os sabores possíveis de barra de cereal da oetker e da nestlé
  •  Quase fui deserdada pela família por não comparecer a casamentos, aniversários, batismos e reuniões.
  •  Sonhei, pelo menos umas dez vezes, com os exercícios de física que não tinha conseguido resolver.
  • O que me leva a pensar que se eu pudesse ter tirado uma soneca durante as provas eu teria acertado muito mais questões.
  •  Durante uns quatro meses eu poderia ser facilmente convocada pela equipe de figurantes de The Walking Dead para ser um zumbi.

Olhando pelo lado bom, eu decorei ( finalmente) meu CPF e o CEP de casa, além do lugar exato de todos os Estados Brasileiros e suas respectivas vegetações.
Claro que não e só  por essas coisas e pelo fato de ter afundado na lama a minha vida social, que eu sou contra esse tipo de seleção. Porque eu fiquei pensando. Tem gente ( como eu) que não consegue não ficar nervoso em provas ( eu chorei na entrada da prova da USP quando descobri que meu nome não estava na lista do prédio e que meu local de prova era do outro lado da cidade), mas isso não significa que não somos bons alunos. Eu tirava notas relativamente boas na escola ( física nao é considerada, por mim, uma matéria escolar e sim um tipo de punição severa para aqueles que desprezam exatas), mas aí, na hora da primeira prova mais importante da minha vida eu empaco e esqueco TODAS as fórmulas com as quais sonhei durante seis meses, e aquelas datas absurdas de história. Então por que cargas d'agua o governo brasileiro não bane do sistemas essas provas e começa a analisar nossos históricos escolares ? Porque aí é fácil também, a pessoa não faz nada durante seus 15 anos de escola, ai ela estuda uns dois anos e passa em alguma Federal lá do Para e é considerada um gênio. Ei, meio injusto não? Sem contar que analisando o histórico escolar, as escolas e os alunos ficariam muito mais atentos as matérias e aprenderiam de verdade aquilo que veem na sala de aula.
Só existe uma coisa pior do que o vestibular. A reação dos seus parentes quando chegam os seus resultados. Porque ai surge, do além, uma tia de Manaus ( que diz que te adora e está  torcendo por você ) que após perguntar se "Você já está namorando?" completa com um " Passou no vestibular?" Assim, na lata.  E segue-se horas e horas de debate sobre o seu futuro e o que você deveria fazer se não passasse e como, se eles fossem seus pais nunca te deixariam morar numa cidade grande ou "Porque você não prestou em tal lugar ?" PORQUE NÃO TEM A PORRA DO CURSA NESSA CIDADE, MINHA FILHA. Sem contar aqueles que descaradamente te perguntam todo dia se você já passou . " Não, o resultado só sai daqui um mês"' "Mas eu vi que já saiu de tal faculdade, deve ter saído da sua"  NAAAO PORRA, NÃO SAIU DA MINHA E VẼ SE APROVEITA E CUIDA DA DROGA DA SUA VIDA. 
Eu tô falando, seria melhor para todas as famílias brasileiras se o vestibular não existisse. Evitaria falências, brigas e desconfortos. E olha que eu ainda nem falei do meu descontentamento com as malditas cotas. 

E o seu vestibular , como foi ? Deixe seu depoimento e compartilhe os momentos mais agoniantes da sua vida ai nos comentários. 

20 comentários:

  1. Realmente o vestibular só serve para ferrar com as nossas vidas, sem contar que quando sai o resultado e você vê que não passou, a "depressão" aparece e te deixa super mal. Oi? Concordo com você e também acho que seria mais fácil ver o histórico escolar. Mas enfim, Brasil é Brasil.

    Beijinhos!!
    Meios Dias Gastos
    Curta a FanPage do Blog

    ResponderExcluir
  2. Nem me fale da chatice que é vestibular e um monte de gente perguntando sobre. Sem contar os rolês com amigos que só se fala disso, ninguém parece ter assunto mais :x Enfim, boa sorte com os seus (:

    ResponderExcluir
  3. Oláaa! Noooossa escreveu tudo que um dia eu já quis escrever hehehehe! Bom, na época de vestibular não me puxei tanto assim como você, mas confesso que fisica e matemática me deixavam loooongas noites sem dormir (não é atoa que faço L-E-T-R-A-S hahaha)

    Suuuper beijo e muita calma, agora vai poder descansar um pouco.....
    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Flor! Nossa eu devorei todas as letrinhas! Ownnn olha eu super comcordo que naõ deveria existir esse tal de vestibular! Eu começo esse ano e minha mãe fala disso o tempo todo! CARA É MUITA PRESSÃO! NÓS SABEMOS QUE SERÁ LEGAL SE PASSARMOS! OWNNN pois é você disse tudo o que eu sempre quis dizer a minha família! Ufa!
    Beijinhos ♥
    http://www.momentosassim.com

    ResponderExcluir
  5. você ta assim no vestibular ?? e eu que fiquei pior ano passado só na 8ª série do fundamental ?? falando sozinha estressada e não conseguia dormir kkkkkkkkkkkk

    Faz uma visita ?
    http://peoplecrazystipoeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Então, eu estou indo pro ensino médio agora e no final do ano (eu acho) tem a famosa 1º etapa do PAS, e mesmo estudando em colégio particular eu quero fazer a prova , afinal quem não quer fazer uma faculdade a custa do governo? Pelo menos ia me beneficiar bastante, não é? Mais enfim , eu só acho que eu estou ficando meio louca. E isso não é normal, aliás qual é a adolescente de quase quinze anos pensa no PAS desesperadamente?
    Amei o blog , eu me identifiquei muito aqui!
    Abraços *.*
    http://abrindoportasparaofuturo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu ri muito alto com aqueles itens! kkkkkkkkkk Cara, eu também concordo que física é uma punição, porque ninguém merece aquilo! Fora os parentes né?1 hehe Você quase se matou por um vestibular, já eu fiquei o ano passado inteiro sem estudar pro vestibular, sem me preparar, exceto nos últimos dois meses antes de fazer a prova que eu comecei a dar uma revisada em tudo o que eu não lembrava, porque eu sou assim, se eu me matar de estudar na hora vai me dar um branco e eu não conseguirei fazer a prova por nervosismo, então eu não fiquei forçando muito e consegui passar em quarto lugar no meu curso! Achei ótimo! hahahaha
    http://paraleloindie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Nunca ri tanto com um post assim, simplesmente digno!.. hahshahs *-----------------*....

    Acesso Permitido, retribui?

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o post. Minha amiga fazia dois cursinhos, de manhã e de noite, a de tarde ela ficava estudando para poder passar em medicina. Eu não cheguei na época de vestibular ainda, mas eu sinto que vai ser bem isso mesmo, e eu tenho CERTEZA que eu vou falar muito sozinha haha.

    Beijos, Lari
    http://bagaco-de-laranja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Guria do céu, eu sei que o assunto é sério, mas tu é ilária!
    Concordo contigo com essa história de vestibular, que o que deveria ser analisado é o histórico escolar.
    Mas bah, tu escreve bem pra caramba, ri muito ali na parte dos tópicos.

    bjs linda, depois me visita que tem post novo!

    umarosachiclete.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa :o
    Cara, ainda falta muuuito para eu fazer vestibular, mas pelo que eu li ai, eu vou ficar exatamente como você: doidinha, sem vida social, tudo isso. Aiai!
    Achei o post engraçado, mesmo o assunto sendo tenso.
    @awnste
    www.senhoritaliberdade.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei o texto, você praticamente falou TUDO o que eu tinha que falar. No ano passado (2012) prestei meu primeiro vestibular da vida, e nossa... Que estresse! E só prestei o ENEM para pegar a conclusão do ensino médio, na qual mudaram a nota mínima para 450 (pra pegar a conclusão) e em uma das matérias eu tirei 427 e só por causa dessa única matéria, eu não peguei a conclusão e vou ter que fazer um supletivo. Tenho bloqueio em matemática e passo em tudo quanto é tipo de matéria menos em matemática e matérias relacionadas a matemática, isso vem implicando na minha vida a MUITO tempo e eu tenho 18 anos, repeti 3x o 1º ano do ensino médio e agora vou ter que recorrer ao supletivo pra vê paro de andar pra trás enquanto vejo minhas coleguinhas e coleguinhos seguindo em frente.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  13. gosto muito do seu blog
    dê uma olhadela no meu
    http://risingbelow.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  14. HUASASHUASHUS a parte dos parentes foi hilária, é assim mesmo, e no meu caso é: Porque não uma pública? E eu tenho que dizer que o meu curso não tem eu nenhuma faculdade estadual e federal do Estado de SP! haha. Mas depois que esse estresse passa a sensação de estar se matriculando numa faculdade que vc sempre sonhou em estudar (que é o meu caso) é única. E agora estou super ansiosa para mudar logo pra capital e começar a estudar!
    Beijos.

    Esfriou o Café!
    Facebook!

    ResponderExcluir
  15. Eu ri do seu post! Imagino a sua raiva! Já, já chega a minha vez de passar por esta coisa, mas não diria que banir seria bom, acho que é uma chance para aprender e se esforçar, porque mesmo aqueles que não estudaram o suficiente no colégio têm o direito de tentar, e ganhar, ao se esforçarem.

    Obrigada pelo visita e o carinho ao Florescer e Palavrear :)

    http://florescerepalavrear.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Respondendo seu comentário no meu blog, eu vejo video aulas por esse site: http://www.cifraclub.com.br/tv/ uma ou duas horas treinando por dia =] bjs

    ResponderExcluir
  17. Ta chegando minha vez de passar por tudo isso e já to ficando nervosa UASHAUSHAS nem quero ver a hora de esperar os resultados e enfrentar todas essas perguntas ...

    Ah te indiquei para uma tag lá no blog ;D
    http://ratinhaeleita.blogspot.com.br/2013/01/tag-selinho-de-indicacao.html

    ResponderExcluir
  18. Concordo totalmente.
    O que mais mata são os outros perguntando, tenho um ódio disso. E pior ainda quando falam "ah, mas tem que estudar tanto assim para passar? É tão fácil?" Fácil?! Fácil?! Melhor eu nem dizer o que respondo para essas criaturas, o horário não permiti huaahuahauhaa
    Beijinhos!
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir