sexta-feira, 15 de março de 2013

Esqueceram meu convite


Eu limpei a lama dos sapatos no tapete da entrada e um arzinho quente passou por mim. "Finalmente um lugar quentinho" eu disse à minha prima, com a voz meio fanha devido ao nariz entupido. Não parava de chover já fazia duas semanas. Atravessamos o corredor para chegar aos fundos do café, onde ficavam as mesas mais confortáveis.  Mas no momento em que abri a porta, desejeito nunca ter entrado naquele lugar. Eu sabia que a gente deveria ter ido no café da próxima rua. 

"Ju?!" um garoto exclamou surpreso e antes que eu me desse conta toda a sua roda de amigos parou para me olhar. WOW. Acho que eu deveria dizer, toda a minha roda de amigos, quando tomei consciência disso meu rosto ficou vermelho. Não sei bem se de vergonha, de raiva, de humilhação e eu congelei na porta. Um... dois...três.... ei, o que meu suposto melhor amigo está fazendo ali ? Porque eu não estou ali ? Mas ninguém me respondeu. Ninguém disse nada aliás. Todas aquelas risadas que eu estava ouvindo do corredor foram substituidas por constrangimento.

 "Oi" alguém deixou escapar. Ótimo para ganhar tempo, eu precisava de uma desculpa para sair dali. Eu respondi um "Oi" meio sem graça e alguém me convidou para sentar. Não. Eu não ia me sentar, eles não queriam que eu me sentasse. Eu sabia porque convivi com eles durante quatro anos. Eu sabia exatamente como eles reagiam quando alguém que não era bem-vindo aparecia. Eu passei os olhos pela mesa uma segunda vez. Eu não tinha deixado o celular desligado e tinha acabado de sair do facebook. Ninguém tentou me chamar. Ah, claro, ali, bem no canto da mesa, o motivo pelo qual não fui convidada. Eles são tão típicos, sempre tão óbveis.  Eu respirei fundo, me segurando para não despejar neles tudo aquilo que eu estava pensando, que por um acaso envolvia palavras de extremo baixo nível.

  Incrível como a nossa mente pode viajar tão rápido mesmo quando o tempo é curto.Ela só não conseguiu encontrar um motivo que fosse menos infantil para essa repentina exclusão.  O negócio é que eu sei que essa não é a primeira vez e que eles não estão preocupados em esconder os encontros de mim. Eu também sei, sem saber explicar como, que eu já não faço mais parte do time. Pesando em tudo aquilo pelo que já passamos juntos , eu também não sei se faço questão de continuar nesse grupo. A única coisa que me deixa levemente incomodada é o motivo por ter sido deixada de lado. "Eu não sei quanto a vocês" tive vontade de gritar "mas eu cresci com a consciência de que não se deve chutar quem sempre te ajudou".  Minha cabeça doía, porque sem perceber eu estava mordendo os dentes de nervosismo. Tentei relaxar e encontrar uma saída, mas uma saída que me levasse ao fim, dessa vez, não aquelas que eu tinha pego no passado, que me levavam de volta a entrada. 

"Não, obrigada" eu respondi " tô meio ocupada hoje " Deve ter sido porque eu nunca os deixei de lado também. Talvez se eu tivesse trocado todos eles por um namorado mais velho, por roupas pretas, calças rasgadas e cílios azuis, eles teriam me dado algúm valor.  É melhor eu fazer isso da próxima vez. Sorri para eles, só por força do hábito e me encaminhei para a mesa que estava procurando. Eu não iria fugir ou me submeter a eles, não dessa vez e provavelmente nunca mais. Eu tinha passado tanto tempo preocupada em ser aceita que quase me esqueci de que eu não precisava mais me sentar com eles na hora do intervalo.  Não existiria mais intervalo para a gente.

"Tá tudo bem ?" Minha prima perguntou. Eu confirmei com a cabeça e sorri. " Agora não, mas vai ficar."

16 comentários:

  1. Gostei do texto, expressa bem uma atitude que todos nós deveríamos ter diante da vida: não ter medo do que os outros pensam da gente.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É, belos "amigos" que arrumamos no decorrer da vida, né? Já estive na pele da Ju, sei muito bem como é. Horrível mas, depois que a gente fala tudo que tem pra dizer, a sensação ruim de abandono passa e a gente aprende a ser mais esperta. Adorei o texto <3
    Beijão, Unsaid Things

    ResponderExcluir
  3. Cara, já estive nessa situação. Algumas vezes, aliás. Chorei a noite inteira uma vez quando uma ex-colega não me convidou para a festa de quinze anos... Aconteceu recentemente, mas estou lidando melhor. É o jeito, né?

    ResponderExcluir
  4. Já aconteceu isso comigo e é horrível, da aquela sensação de abandono, de ser esquecida sabe, só quem passa pra saber.
    Beijinhos
    Facebook do blog
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ah, isso acontece. Mas não acho que devamos nos sentir mal por ter ajudado, muito pelo contrário. Isso só nos traz mais experiências e nos ajuda a descobrir quem realmente está do nosso lado, ou sei lá. Mas dói, é inevitável. Gostei do texto (:
    Beijos Amanda♥

    http://menina-do-sol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amanda,
    Isso é tão bom! Eu passei um mês mais ou menos longe da blogosfera, e agora que voltei, não paro de me deparar com textos brilhantes como este!
    Estava com muita saudade!

    Enfim, o momento aonde, dentro de nós, encontramos a compreensão de que, somos mais e merecemos mais é sempre ótimo!
    Infelizmente, as vezes nos moldamos à situações de uma forma negativa, que nos faz deixar de lado aquilo que realmente somos e queremos.

    Lindo texto!
    Um beijo,
    Jhosy

    http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Isso já aconteceu comigo. Não é nada bom, mas eu vou tentando levar mesmo com aquela sensação de abandono e até desprezo :|

    Gislaine Alves
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito
    {ah, eu tô seguindo. Se quiser retribuir ficarei muito agradecida :D}

    ResponderExcluir
  8. Cara, que texto perfeito. Ia lendo e imaginando as cenas, OMG. Como um bom livro. Sem palavras, meus parabéns, curti demais. Trouxe sentimento para além das palavras!
    Muito sucesso, paz e luz, beijo ;*

    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Pessoas metidas, quem precisa delas? rs Ótimo texto! :)

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  10. Super curti o texto! Também já passei por essa situação...

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  11. Se tem uma coisa ruim é o tal sentimento da rejeição! Nossa isso nos deixa muto mal...
    http://www.momentosassim.com

    ResponderExcluir
  12. Normal, as pessoas fazem isso mesmo
    E na minha época de ensino médio e depois também
    Mas agora parei de correr atras

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Isso é terrível, odeio me sentir "excluída"! Ameii o texto.
    Beijos
    http://featglam.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Tenho que dizer que adorei seu texto. Está muito bem escrito, e é muito real. Chega a ser triste como bons amigos tem que passar por isso. Eu sempre fui uma boa amiga. Sempre prezei a amizade acima de um monte de outras coisas, e o que já levei de porrada da vida por causa disso, não foi pouco. Hoje em diz eu tenho (ou pelo menos acho que tenho, né, porque nunca se sabe) amigos que não fariam isso. Mas situações como a que você relatou no seu post, eu já vivi de sobra. Com o tempo, você se acostuma a ter vários amigos, mas a considerar pra valer só aqueles que valem a pena.
    bjão!

    ResponderExcluir
  15. Gostei do texto e sinceramente isso acontece muito hoje em dia amizades falsas, mas depois de um tempo a gente já sabe quem é ou não nossos amigos de verdade.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Lendo esse texto lembrei de uns dias atrás quando vi uma "ex-amiga". Nós éramos super unidas e eu fui a pessoa que mais a acolhi já que ela era uma aluna nova no colégio, mas depois simplesmente acabou. Mas me sinto bem mais tranquila sabendo que a amizade não acabou por alguma briga ou falsidade, sem ressentimentos, nós só nos afastamos e as pessoas mudam, mas claro que fica aquela decepção.
    Muito bom o texto, parabéns!!

    ResponderExcluir