sábado, 2 de novembro de 2013

Gente de cursinho



No Brasil quem quiser ganhar dinheiro ( de forma lícita ) e ter um futuro , aparentemente, estável precisa entrar em uma faculdade. Sorte que nosso governo é tão bonzinho que as  melhores faculdades são públicas. Só que NÃO. Para entrar em alguma faculdade decente (que você não terá vergonha de falar o nome quando te perguntarem)  você precisa passar em uma prova escrita pelo capeta, que as pessoas costumam chamar de Vestibular.  Para os sem noção ( tipo eu) que escolheram um dos cursos mais concorridos do país ( e para o resto de sem futuro que não sabe o que fazer da vida ou que vagabundeou o ensino médio inteiro) existe uma segunda chance. O limbo dos estudantes, o lugar onde você não está nem na faculdade, nem na escola. O cursinho. E é nesse lugar, maravilhoso que eu me encontro a um ano e meio.

A primeira coisa que você precisa saber é : nunca julgue os estudantes do cursinho, porque se não, o carma vai te mandar direito para lá. Que foi exatamente o que aconteçeu comigo. Então, cuidado com os seus pensamentos enquanto lê este texto. 

A segunda coisa é : nem todo mundo que está no cursinho é retardado ( dá para saber quem eles são quando você volta das férias de julho e dos 13O só tem 5O). Todo mundo aponta o dedo pra gente e faz cara feia quando perguntam "O que você faz da vida?" e você responde " Cursinho". A escola onde eu fiz os 4 meses de cursinho ano passado meio que ignorava a nossa existência, tanto que a nossa sala era a última e mais isolada do corredor, perto do mato e dos macacos. No cinema se você declara que é estudante de cursinho a moçinha da bilheteria ainda tem a audácia de dizer que você não paga meia porque " gente de cursinho não estuda". (Ela não precisa saber que isso é verdade só no mês anterior ao Enem). Nós não somos mentalmente especiais, somos apenas marginalizados do sistema educacional brasileiro.

A terceira coisa que você precisa saber sobre esse universo paralelo do cursinho é : Você começa o ano no maior gás tentando aprender tudo  o que não conseguiu no ensino médio, e você até que está conseguindo. Aí você faz amigos. De repente, você - que estudava até nos intervalos entre a troca de professores, que aproveitava ao máximo aquela uma horinha entre o almoço e a próxima aula e que sentava na primeira cadeira do lado da garota mais inteligente ( caso  quisesse tirar uma  dúvida) - se vê sentado no fundo da sala, no meio da galera ou que não sabe o que fazer da vida ou que quer fazer Arte  ( eque não tem a orbigação de estudar), matando aula e fazendo bullying com quem está estudando. OU seja, amizade de cursinho é uma coisa perigosa. 

Até que finalmente chega o ENEM. E a única coisa para a qual ele serve é te deixar bêbado. Porque entrar numa faculdade com a nota que você acha que tirou não vai rolar. Mas ainda tem dois vstibulares que podem salvar a sua vida. Aí você decidi estudar feito louco enquanto os seus amigos riem da sua cara porque você só tem 3 semanas para engolir toda a materia que você vem ignorando desde que conheceu eles. 

Aí a coisa vira um ciclo infinito. Seus amigos mais novos vão para a faculdade e você continua no cursinho até decidir que não tem mais jeito e joga sua nota num curso do tipo ciências sociais ou filosofia. Você sabe que vai morrer pobre e infeliz mas pelo menos, você entrou para a  faculdade.

E você, faz o que da vida ? Já fez cursinho ? Conta aí nos comentários como foi sua experiência de vestibulando. 

13 comentários:

  1. hahahaha me identifiquei totalmente! Esse é meu segundo e último ano de cursinho. Realmente é um tipo de estudo meio fora de todo direito. Meia entrada? Não rola mesmo! Aqui ainda tem uma rede de cinemas que aceita, mas isso porque essa rede fica num shopping a uma quadra do cursinho. Então é vantajoso pra eles aceitar a galera por lá.
    Não é fácil ter que estudar um zilhão de coisas e ainda ter que ouvir dizerem que não fazemos nada. O Enem passou, o primeiro dia foi tensíssimo na minha concepção, mas ainda resta um vest pra mim.
    Boas provas a você e vamo que vamo buscar essa vaga rs

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Apesar de contar pra caramba, nunca liguei para nome de faculdade, pois o que sempre procurei foi a praticidade hahah... Eu sai da colégio e entrei direto pra faculdade fazendo Publicidade, pois é um curso que é a minha cara (sou preguiço e gosto de artes, desenho, etc xD), e pensei qual seria meu futuro e resolvi sair e fazer Direito dou graças que consegui de primeira! Pensei em fazer cursinho, mas nem quis... Eu não estou com pressa de terminar, quero trabalhar para viver e não viver para trabalhar; busco conhecimento ao invés de rendimento.
    Sempre tive condição de pagar uma faculdade, óbvio que isso conta e muito né... Casos e casos.

    Gostei de seu blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Já fiz cursinho, e foram momentos muito bons, ótimas amizades e um conhecimento razoável. Acho que depende muito de cada um para não cair nesse estereótipo estigmatizado pelas outras pessoas. Cursinho, embora ligeiro, pode ser muito útil para uma pessoa, se assim ela souber aproveitar. Hoje particularmente a fórmula do cursinho me cansa, porque é tudo muito rápido e eu gosto de ter tempo - coisa que hoje é difícil - pra pode revisar o estudo. Quando fiz cursinho, não passei no Vestibular, mas ganhei uma bolsa integral no Prouni via Enem. Hoje estou formado, com méritos.

    Enfim! Tudo depende de cada um.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Fiz cursinho por quase um ano, período integral no sábado. A minha sala era legal, percebia que a galera queria aprender mesmo, mas o que me IRRITAVA de verdade eram aquelas pessoas que se achavam as "sabidas" e queria responder todas as perguntas, sabiam de tudo que o professor estava falando... Se eles eram tão fodas, por que estavam no cursinho? Enfim. Cursinho é cansativo, mas pra mim valeu muito a pena, mas é uma coisa que eu não pretendo fazer mais na minha vida.

    ResponderExcluir
  5. Amei Amanda! Super verdade tudo o que vc disse, hahaha
    E se faculdade não der certo pra mim nesse ano, 2014 cursinho again... rs

    Beijo e boa sorte pra nós! (yn)

    ResponderExcluir
  6. Olha eu quero entrar na facu mas não fiz nem um cursinho e por enquanto não pretendo rs...
    Beijos
    http://meninadivadamodaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu quero cursar uma faculdade federal de Artes Cênicas, sei que não será nada fácil, e como estou ainda no primeiro ano, estou realmente aproveitando minhas oportunidades e estudando muito desde já. Espero que dê tudo certo. <3 Amei sua opinião, eu morri de rir quando disse que a prova foi escrita pelo capeta, jkahkjshakjhshas.

    ACESSO PERMITIDO. :3
    http://acessopermitidoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Muito engraçado o que você escreveu, sem ironias.
    Agora sinto vergonha em dizer que tenho vergonha de não dizer nada quando me perguntam o que faço. Na verdade, respondo: faço um curso aí, larguei a faculdade. Sempre menciono que larguei a faculdade, como se isso fosse me tornar mais digna de admiração. Porque as pessoas só respeitam mesmo quem faz faculdade, né...
    http://doisquintos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ok, também estou no cursinho, e sim, fui idiota em fazer a prova do capeta. Adorei a sua opinião e eu simplesmente amei o seu post.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. HAHAHAHAHA ótimo seu post, te adorei! <3
    Se te consola, estou na mesma situação que você, só que um pouco pior, pois veja bem, me formei em Direito e já tenho carteira da OAB, mas faço pós e estou paralelamente num cursinho pra concursos, o que, pras pessoas, equivale a não fazer nada. Pras pessoas, trabalhar é advogar num escritório e pronto. Mas, pra passar num concurso bom e ser ryco tem que encarar um concurso cuja prova TAMBÉM é elaborada pelo capeta. Quer dizer, estamos na mesma. A diferença é que não tenho amigos, porque preciso estudar HAHAHAHA e ser ryca RAPIDO.
    Beijo!
    http://www.canseidesernerd.com

    ResponderExcluir
  11. hahahahahahaa, ai moça, amei teu post! Sério! Estou no 3o ano do Ensino Médio e fiz cursinho junto por precaução.Me identifiquei (ou identifiquei os outros) durante todo o seu texto. Desde a parte das férias até a parte das Ciências Sociais e Filosofia... hahahaha. Tenho um prima que fez 6 SEIS s.e.i.s ~seis~ anos de cursinho e pasme: nem era Medicina o que ela queria. Era odonto e juro, nesse caso é porque ela era (ou é) muito burra. Acabou que minha avó se cansou de pagar cursinho pra ela e decidiu pagar faculdade (decisão que veio tarde, hein vó?). Mas deixando esse caso de lado, acho o cursinho um inferno. É como se o Ensino Médio fosse um purgatório e o inferno é, claro, o cursinho...
    Beijão e boa sorte com os vestibulares!

    ResponderExcluir
  12. "Sabe quando você briga com alguém e essa pessoa te diz "Eu não quero te ver nunca mais na vida" ? Normalmente você viraria as costas e iria embora. No máximo mandaria a pessoa se fuder. Bom, quando alguém me diz isso eu penso " Tudo bem, mas eu vou acabar escrevendo sobre você no meu blog"". AI, ME ABRAÇA.

    ResponderExcluir
  13. HAHAHA morta! Porque você falou tudo de um cursinho. Esse ano, to fazendo cursinho pro vestibular e já terminei o ensino médio. No começo, eu era tão concentrada e dedicada, mas depois que conheci o povo? hahaha não vou dizer que fiquei na galera lá atrás e tal ou fiz bullying com quem estudava, mas meu ritmo diminuiu bastante. Daí chegou o enem e eu percebi que não vai dar de novo, ó tristeza. Mas tenho 1 mês e 2 meses pra outros vestibulares daqui, então estudar estudar e estudar!
    Vamos ver se vai dar né? porque se não vou ser gente de cursinho de novo.
    Beijos

    ResponderExcluir