domingo, 1 de junho de 2014

Por que John Green ?


Minha irmã odeia John Green. Diz que ele é clichê e para menininhas bobas, eu discordo infinitamente.  Tudo bem que do ponto de vista técnico ele é bem simples e passa longe de ser um Machado de Assis, mas analisar um livro levando apenas isso em conta é uma forma muito supérflua de fazê-lo. Porque as estórias de John Green vão muito além de romances adolescentes e a revolução que eles fez na literatura jovem é indiscutível. 

Nada daqueles personagens bobos e superficiais que passam cada fim de semana em uma festa diferente com um namorado (a) diferente e que possuem algum estilo único que deixa todo mundo com inveja. John Green sabe que a (GRANDE) maioria de nós adolescentes não é considerada descolada e que nossa vida não possui ponto algum em comum com o filme Meninas Malvadas. Ele tem 36 anos de idade mas consegue, como ninguém, nos ver como nós realmente somos. Afinal, só porque você tem 16 anos não significa que é um cabeça oca que acha que a vida se resume a uma tela de computador. John Green sabe disso, ele entende e nos leva a sério. Essa capacidade de entender e transmitir os pensamentos e sentimentos humanos é o que faz de alguém um excelente escritor. 

Caso você seja uma dessas pessoas que odeiam ele, leia-o com mais atenção. A Culpa é das estrelas não é só sobre um romance juvenil. Quem é você, Alasca? não é só sobre uma garota doidinha e Teorema Katherine não é só sobre corações partidos. Enfim, John Green não é só sobre adolescência.

7 comentários:

  1. Eu concordo com você! O romance sai daquele clichê, é claro que tem um draminha... Mas que amor não tem?

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu adoro esse cara! Talvez eu tenho um espirito bobo e infantil rsrsrs
    bjss
    http://d-sappy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo MUITO Amanda, o João Verde é demais! A leitura dele é fácil, e ainda assim cheia de mensagens bonitas. As histórias não são mirabolantes, ele fala de pessoas que podiam muito bem ser reais.

    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
  4. Não li ainda nenhum livro do John Green, falei. Acho legal isso de o autor pegar a essência do cotidiano e trazer pra um livro, aproximando o consumidor da realidade.
    Quando tiver oportunidade, apreciarei algo dele.

    beijo

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro o John Green, tem que estar com a cabeça e coração abertos pra entender a mensagem que os livros passam.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Eu sinceramente não gostei da escrita dele em A Culpa é das Estrelas. Muito simplória. Porém, dá pra perceber que ele, se quiser, pode escrever algo de maior qualidade sim. Ele tem potencial, mas seus livros são direcionados e narrados por adolescentes, isso explica a linguagem amena. Para esse público-alvo as histórias são suficientemente boas.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. estou apaixonada peloa escrita dele,simplesmente tenho todos os livros dele e o teorema katherine é o meu favorito

    ResponderExcluir