sábado, 20 de outubro de 2012

Você precisa ler : As Vantagens de Ser Invisível

            
Sabe aquele livro que muda sua vida ? Bom, eu já encontrei dois desses. E é sobre um deles que eu vou falar agora. As Vantagens de Ser Inisível, por Stephen Chbosky, foi lançado pela primeira vez nos EUA em 1999.  Mas serviu tanto para retratar os adolescentes daquela época como serve para os de hoje e servirá para os de amanhã.
           Charlie tem 16 e está prestes a começar o Ensino Médio. Sua mente, porém, vive um turbilhão de sentimentos desajustados : o recente suicídio  de seu melhor amigo e a morte trágica da tia favorita em um acidente de carro. No primeiro dia de aula lhe é apresentada a filosofia que mudará sua vida, Charlie precisa "participar ". Sair, fazer amigos, conversar, ficar trancado em casa não o ajudará a se ajustar no mundo. E é devido aisso que ele conhece Patrick e sua meio- irmã Sam.
           O que mais me emocionou no livro não foi a amizade dos três, os eventuais romances, nem nada disso. Foi a forma realista, e muitas vezes cruel, com que a vida adolescente e seus temores, são tratados. Desde as brigas em casa, até  as burrices feitas na tentativa de se encontrar.
        Sem contar as menções a livros e músicas da época, feitas pelo próprio Charlie.
          Por ser narrado em primeira pessoa, o leitor acaba sentindo e se identificando com a mente de Charlie. Eu confesso que chorei. Não por ser uma história triste, mas porque me atingiu como nenhum outro livro tinha conseguido antes. Foi por causa do livro que eu decidi mostrar meus textos pra todo mundo, por exemplo. A forma como você se poẽ no lugar do Charlie e chega a conclusão de que já passou ou passa, por toda essa confusão mental, é chocante. Sabe aquilo que você sabe que é verdade, vocẽ sabe que existe mas nunca ninguém parou para te contar? Aquele defeito que você imagina que tem, mas nunca ninguém falou isso na sua cara ? Espere encontra-lo nesse livro.
             Quando comprei o livro achei que seria mais uma daquelas comédias românticas adolescentes. Fui surpreendida. Já passei o livro para Cinco amigas que AMARAM!. é o tipo de livro, raro, que serve de adolescentes a idosos.

Nesse mês saiu nos cinemas americanos o filme baseado no livro, Com Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller, que também parece ser bem legal.

E você, já ouviu falar do livro ? o que achou ? Se não, tem algum livro que já mudou sua vida ?

6 comentários:

  1. Hey! Tudo bem?! Não pude deixar de conferir seu blog, e cá estou eu :)
    Tô louca pra ler este livro e ver o filme *-* O que falta é tempo! Mas confesso que tenho a mesma impressão que você teve do livro, que se trata de uma comédia romântica de adolescentes e blá... acho que vou me surpreender então, haha!
    Um dos livros que mais me tocaram foi O caçador de pipas, e jamais posso esquecer de Polyanna. Seguindo :)
    Bjs, Ruama.
    http://esquiloscorderosa-ruama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oláaa! Aii que blog lindooo *.*

    Adorei a resenha.... já tinha ouvido falar exatamente isso, que esse livro muda a vida das pessoas... Estou louca para ler....

    Super beijo! Ótima dica de livro...

    http://estoulendoo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estou louca para ler esse livro! Está todo mundo falando, sem falar que o filme também está sendo bastante esperado. Pelo que andam falando de outras resenhas que li, realmente esse livro faz a gente pensar um bocado. Teve muitos livros que mudaram minha vida, acho que é esse o papel dos livros, mudar a gente.

    ResponderExcluir
  4. Adoro ler, boa dica vou comprar....

    seguindo...bjo
    http://taisconstantino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. adorei aa dica do livreo com certeza irei ler.. amei o blog ja estou seguindo.

    adoraria te receber no meu cantinho.

    http://flavialimacomosemprelinda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adoro essa tag, é muito boa,
    já ficamos sabendo um pouco mais sobre o livro,
    parece bom, se eu encontrar vou ler
    =)

    beijos
    blogagendafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir